EDUCAÇÃO  INFANTIL

 
 

 

As  crianças  vivem em  diversos  ambiente  e  independentemente   da  escola,  convivem  com  fatos  do  mundo  e  com  as  interpretações  que  as  pessoas  constroem  para  esses  fatos.  Mas  além  disso,  as  crianças  fazem  suas  próprias  observações  e criam  explicações  à  sua  maneira,  para  diferentes  aspectos  do  mundo  natural e  humano .
Os conteúdos  didáticos  trabalhados  com  as  crianças  na  escola  não  estão desvinculados de sua realidade, portanto  cabe  ao  professor  adequar  a  transmissão  de  conhecimentos  às  realidades  sociais  dos  alunos
Diante do exposto, não  é  do interesse  da  escola  afixar  um  único  método,  mas  sim  ter  a  sabedoria  de diversificá-lo.
Endossamos  a  visão  do  senso  comum  de  que  os  professores  precisam  ser  competentes  num  amplo  aspecto  de  métodos afim  de  alcançar  diferentes  objetivos  de  ensino . É necessário,  por  exemplo, ser  capaz de dar instruções precisas,  explicar  idéias  com clareza,  demonstrar  atividades  práticas, colocar  diferentes  tipos de questões  e  ajudar  os  alunos  a  compreender  seu  próprio desempenho.
Uma  forma  de  promover  desafios  é  solicitar  as  crianças  tarefas  que vão  além  de  sua capacidade,  mas é  importante que  o  professor  organize  suas   aulas  de modo  a ter  oportunidade  de  interagir  com  os  seus alunos.

 

 

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MODALIDADE  DE  ENSINO

O Centro de Graduação Infantil “Profª Maria Auta Medeiros de Oliveira” oferece a seguinte  modalidade de ensino:
Educação Infantil – Pré-escolar a  partir dos 04 anos  ou  que  complete  até  30  de  Abril  do  corrente  ano, no período matutino e vespertino.

JARDIM  II

A idade para este curso vai de 4 anos  a  5 anos .

        Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita ( período preparatório ).
Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para a alfabetização).
Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.

       
          _____________________________________________PRÉ

           A idade para este curso vai de 5 anos a 6 anos.
        Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora escrita, a alfabetização da criança através da construção da língua escrita, relacionando letras e sons, discriminando e visualizando as famílias silábicas.
Visamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas.

 

 

PROPOSTA  CURRICULAR  DA  EDUCAÇÃO  INFANTIL

     Com  base  no  Referencial Curricular  para  a  Educação  Infantil,  referente  as Creches,  entidades equivalentes  e  Pré-escolas.  Atendendo  às  determinação da  Lei  de  Diretrizes  e  Bases  da  Educação  Nacional  LDB  (Lei 9.394/96)  que  estabelece,  pela  primeira  vez  na  história  de  nosso  país,  que  a  Educação  Infantil  é  a  primeira  etapa  da  Educação  Básica. Com  base  neste  Referencial  e  na  Resolução 276/00  CEE / MT, a  Escola Municipal “Prof.ª  Elzinha  Lizardo  Nunes ” estabelece  os objetivos abaixo com norteadores do processo ensino aprendizagem.

  • Desenvolver uma imagem positiva da criança, atuando  de  forma  cada  vez  mais  independente com  confiança  em  suas capacidades e  percepção  de  suas  limitações.
  • Descobrir e  conhecer  progressivamente  seu  próprio  corpo,  suas  potencialidades e seus  limites, desenvolvendo e  valorizando  hábitos  de  cuidado  com  a  própria  saúde  e  bem-estar;
  • Estabelecer  vínculos  afetivos  e  de  troca  com  adultos  e outras  crianças,  fortalecendo  sua  auto-estima e  ampliando  gradativamente  suas  possibilidades  de  comunicação  e  interação  social;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais,  aprendendo  aos poucos  a articular  seus  interesses  e  pontos  de  vista  com  os  demais, respeitando  a  diversidade  e desenvolvendo  atitudes  de  ajuda  e  colaboração;
  • Desvincular o valor lúdico do brinquedo do  seu  valor  monetário  ou  afetivo,  possibilitando  à  criança  a  aprendizagem .
  • Dar  oportunidade  às crianças  de  se  relacionarem  com  adultos  de  forma  agradável  e  prazerosa,  livre  do  formalismo  decorrente  das  situações  estruturadas  em  escolas  ou  outro  tipo  de  Instituição .
 
OBJETIVO GERAL

O Objetivo é conceber formas de alfabetização condizentes com os momentos da fase inicial e desenvolver um trabalho para a formação integral em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, proporcionando o desenvolvimento  de  sua auto-imagem  e  o  convívio  no  seu  processo  de  socialização, com  a  percepção  das  diferenças  e  contradições  sociais.

METODOLOGIA

Será desenvolvido trabalho individual e em grupos, jogos educativos, dinâmicas de socialização, dramatizações, músicas, danças, leituras e produções  de  textos  orais, levando em conta os conhecimentos que  a criança  possui, sendo este o ponto inicial das aulas diárias.

AVALIAÇÃO

O Tema da avaliação é um dos mais polêmicos dentre os vários  que afloram na escola e  têm sido, muitos vezes, objeto de conflito entre professores, alunos e pais.
A avaliação está presente nos vários campos de atividade humana e é um fato tão corriqueiro que, em geral, nem nos damos conta dele.    Refere-se a um julgamento de valor sobre coisas, pessoas, atos, etc.
A avaliação é um processo intrinsecamente ligado ao percurso de ensino e aprendizagem que professores e alunos perseguem. É parte integrante do processo ensino-aprendizagem, cuja função é de auxiliar o professor a tomar decisões sobre seu trabalho.
Na perspectiva sociointeracionista, a avaliação formativa é um elemento indissociável da ajuda pedagógica que o professor proporciona aos alunos, a fim de que as aprendizagens por eles realizadas sejam tão significativas quanto possíveis.  Além do mais, a avaliação formativa colabora com a aprendizagem dos alunos e, ao mesmo tempo, colabora com  o  professor,  orientando-o  na  condução  do  processo  de  ensino.

  • A escola adota conceito descritivo para as turmas de Educação Infantil cumprindo legislação em vigor e implementação de projeto próprio.

Na Educação Infantil, a avaliação não possui caráter de promoção, seu objetivo é diagnosticar e acompanhar o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos.

 

Direção:

Débora Naves

Corpo  docente( Ordem Alfabética)

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   

 

 

 

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